O passado não deve ser esquecido

ensaio Tom Hussey

Chega um momento na vida em que tudo o que temos é armazenado na nossa memória, são as memórias do que fomos um dia e pode representar tudo o que nos resta. Foi para uma campanha publicitária de um medicamento para o tratamento da doença de Alzheimer ruim que fotógrafo americano Tom Hussey produziu uma série de fotografias que colocam em questão o tempo e a memória. A mensagem das fotos é: o remédio “Exelon Patch” é capaz de reacender velhas lembranças que apaga os pacientes de doenças terríveis.

Tom Hussey

No ensaio, um espelho, um elemento-chave para a criação da série, que leva o título “Reflexões“. A série contrasta, na mesma cena, passado e presente. Seus personagens vêm em um momento nostálgico no tempo em que viajar observar no espelho. A campanha mostra toda sensibilidade do fotógrafo em relação aos efeitos de quem sofre desta doença. Idosos que sofrem de Alzheimer, muitas vezes perdem a noção do tempo e do espaço, mesmo que a memória semântica (modo de memória de longo prazo) e memória implícita (memória de como fazer as coisas) não são tão afetadas como a memória de curto prazo, a ideia é o de demonstrar que a droga é capaz de reacender memórias antigas que os pacientes de doenças apaga.

Tom Hussey 2

A inspiração veio de uma conversa com um veterano de guerra que contou um pouco sobre sua vida e experiência. Ele estava prestes a celebrar o seu 80º aniversário e disse que não entendia como ele poderia fazer 80 anos de idade e se sentir ainda um jovem. Tom percebeu que todo mundo pensa o mesmo em determinada fase de sua vida, construiu um banheiro e fotografou Gardner olhando no espelho, vendo-se como um ano 25 jovens de idade. A série foi lançada em 2009/2010, mas merece ser lembrada.

Tom Hussey 3Tom Hussey 5Tom Hussey 6Tom Hussey 7

Publicado em janeiro 29, 2013, em Indicamos e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: