O câncer em depoimentos

Se por um lado há o lado trágico, confuso e cruel, por outro, adoecer pode significar a oportunidade de aprender informações valiosas sobre a vida. Essa é a proposta do site “Doadores de Sabedoria”, concebido após parceria entre o Instituto de Oncoguia, o jornalista Luiz Fernando Brandão e o Museu da Pessoa. Contar as histórias de gente que enfrenta doenças graves para ajudar outros pacientes em potencial.

Na página, há vídeos com depoimentos como o de Regina Maria Paschoalucci Liberato, vítima de câncer. “O diagnóstico do câncer era sentar ao lado da morte e conviver com ela durante um tempo”, contou ela aos idealizadores do projeto. “Me fez experimentar negociar com a vida”. Além dela, outros quatro indivíduos relatam as dificuldades e anseios de quem enfrenta um problema similar.

Como a ideia foi praticada por um instituto especializado em oncologia, área da medicina que se dedica ao estudo de tumores, naturalmente, a maioria dos entrevistados costuma falar sobre câncer. Mas o principal, como diz o narrador do vídeo de abertura, é que, “em algum momento, no caos da modernidade, o que ganhamos é o medo intenso da morte, medo de perder o controle”.

Confira, abaixo, um dos filmes publicados pelo “Doadores de Sabedoria” e acesse o site deles (clique aqui) para obter mais informações a respeito.

Publicado em setembro 19, 2012, em Indicamos e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: