O poder da música

O filósofo Kant chamou uma vez a música de “arte vivificante”, é ela que, na maioria das vezes, define o estado de espírito das pessoas. Um novo documentário, Music & Memory, mostra o “despertar” que idosos que sofrem de perda de memória e Alzheimer tem quando são expostos a música como forma de terapia.

Dan Cohen, diretor do projeto leva diariamente, música para idosos e doentes na tentativa de melhorar um pouco o dia-a-dia deles. Ouvir música é uma das experiências mais profundas que passamos, constrói uma conexão poderosa e o filme mostra a beleza dessa descoberta.

O trecho abaixo conta um pouco da experiência com Henry Dryer, de 92 anos que é um dos pacientes mostrados no documentário. Dryer sofre de Alzheimer e hoje, não reconhece a própria filha. O que o prazer de ouvir uma música faz com ele é especial.

Confira, abaixo, o trailer do documentário.

No filme, colocam fones de ouvido em Henry com uma de suas músicas favoritas, imediatamente ele começa a balançar e cantar com os olhos arregalados.  Com os fones retirados inicia-se uma série de perguntas sobre a música e como se nunca tivesse esquecido ele  se recorda de coisas como o nome da banda e sobre quando ouviu a música pela primeira vez.

O neurologista Oliver Sack, estudioso sobre os efeitos da música no cérebro, diz impressionado que Henry se conectou mais uma vez com ele mesmo e lembrou quem ele é e ainda ressalta que, música evoca emoção e emoção pode trazer consigo a memória.

Publicado em setembro 10, 2012, em Indicamos e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: