Pacientes terminais poderão se tratar em casa

A Folha de S.Paulo publicou nesta quinta-feira (30/08), uma matéria apontando que o Conselho Federal de Medicina (CFM), estabeleceu uma diretiva chamada “diretiva antecipada de vontade”, onde o paciente terminal tem o poder de decidir se quer continuar o tratamento em casa. O intuito disso seria evitar que esse tipo de paciente ficasse meses vivendo por conta de aparelhos.

Essa matéria nos traz a seguinte reflexão: será que isso é certo?

Muito ainda se discute sobre isso no campo médico, a maioria dos profissionais da área da saúde são contra esse tipo de procedimento e é compreensível uma vez que os médicos estão comprometidos com a cura, não conseguir alcançar esse objetivo significa fracassar. Mas se os Cuidados Paliativos, termos técnico usado no campo da medicina, são cuidados destinados a proporcionar bem estar, conforto e suporte aos pacientes e seus familiares nas fases finais de uma enfermidade terminal, não seria certo atender o enfermo que se sente mais acolhido e confortável em seu próprio lar?

Alguns depoimentos dados a Veja, me deixaram bastante inclinada a concordar com a vontade do paciente. Confira abaixo.


Deixe aqui no blog sua opinião sobre isso.

Publicado em agosto 31, 2012, em Geral e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Alexandra Hercilia Pereira Silva

    a pior coisa quando lhe dão um prazo para morrer, você faz uma lista do que quer fazer… uma lista extensa… você só tem 2 meses de vida, aí, você faz uma lista imensa… e incrivelmente leva 6 meses para realizar tudo que há nela, mas você realiza… você viveu 6 meses, apesar das expectativas contrárias, mas aí você não tem mais nada a fazer e você só pensa uma coisa: que vai morrer… você viveualém do prometido… mas será que vai viver pormuito tempo? você não sabe se faz planos a longo tempo, então você vai vivendo cada dia de uma vez, mas você deixou um emprego federal, deixou muitas coisas… que não pode recuperar… e outras que pode recuperar… mas aí você não sabe para onde ir… o que fazer… com o que pode sonhar… você está viva, mas por quanto tempo? mais 2 meses? mais um dia? e as dores aumentam…

  1. Pingback: As últimas palavras de Tony Nicklinson: Eu já estou morto não chore por mim «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: